A Mamografia é um método de diagnóstico por imagem similar à radiografia, porém realizada com uma dose menor de radiação ionizante (raios X), tendo como finalidade o estudo do tecido mamário.

É um procedimento bastante simples e rápido.

O objetivo da Mamografia é detectar patologias mamárias e principalmente o câncer de mama em uma fase precoce, ou seja, em pessoas sem qualquer sinal ou sintoma, o que aumenta muito as chances de um tratamento bem sucedido.

O exame anual de Mamografia é recomendado para TODAS as mulheres acima de 35-40 anos de idade, ou até mesmo antes dos 35 anos, dependendo do histórico familiar. Este exame também pode ser realizado em homens, quando apresentam aumento da glândula mamária ou nódulos.

O aparelho que realiza o exame é chamado de mamógrafo. Para fazer a Mamografia Digital, a paciente deve estar sem roupa da cintura pra cima e ficar em pé diante do aparelho, quando há compressão leve da mama para a formação das imagens.

Em sua versão convencional, a Mamografia, basicamente, funciona da seguinte forma: um feixe de raios X atravessa a mama comprimida e atinge um filme, formando uma imagem, cuja fixação é obtida por reações de agentes químicos. Nesse sistema, a película representa o meio de aquisição, exposição e armazenamento da informação. Apesar de gerar imagens com alta resolução espacial e contraste, o filme permite pouca margem para melhorias.

Já no seu formato digital, os raios x incidem sobre a mama, atingindo um detector que, integrado a um computador, gera as imagens em tempo quase real (até 10 segundos após a exposição), que respondem fielmente a uma ampla variedade de intensidades. Uma vez que esta informação é armazenada, ela pode ser otimizada por meio de várias técnicas de computação gráfica. As análises das imagens digitais são feitas em estações de trabalho, com emprego de monitores de alta resolução.

Os recursos de otimização permitem variações de brilho, contraste e ampliação, dispensando exposições radiológicas adicionais. Na Mamografia Digital, os processos de aquisição, exposição e armazenamento eletrônico das imagens podem ser aperfeiçoados individualmente. Destacamos também, menos desconforto, menores tempo de exame e doses de radiação, armazenamento das imagens em arquivo eletrônico (permite acompanhamento e comparações mais efetivas) e, sobretudo, imagem gerada em altíssima definição, o que permite melhor visualização das alterações.

A boa notícia é que o CEDI possui exclusivamente mamógrafos digitais nas unidades Macaé I e Rio das Ostras.

Tecnologia de ponta aliada à nossa equipe médica especializada, proporciona a segurança nos resultados que seu médico precisa e a atenção que você merece.

Mamografia preventiva: um gesto de amor à vida!

Faça uma pesquisa pelos exames disponíveis no CEDI

Caso não localize o exame desejado, entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Empresa certificada pelo colégio brasileiro de radiologia

MACAÉ I

Rua Visconde de Quissamã, 766
Centro

MACAÉ II

Rua Tenente-Coronel Amado, 327
Centro

RIO DAS OSTRAS

Rua Piraí, 17
Balneário Remanso

CABO FRIO

Rua Antônio Feliciano de Almeida, 99
Passagem